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[RPG Maker]Switchs

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Tutorial [RPG Maker]Switchs

Mensagem  Leon Ter Fev 21, 2012 6:33 pm

Olá a todos.
As Switchs são o tema desta aula, e muito importante que vocês como programadores tenham um profundo conhecimento sobre Switchs (a partir de agora vou chama-las de "SW") que são uma das três bases da programação de eventos.

Como Funciona?
As SW a grosso modo funcionam como interruptores, ou seja elas ligam e desligam as coisas (eventos) quando assim queremos.
Vejam um exemplo:

[RPG Maker]Switchs Switch

Neste simples pedaço de código podemos notar como uma SW funciona.
Preste atenção em como foi definida a condição do evento:
Ele pode ser traduzido assim:
Se a SW vida estiver ligada, aparece a mensagem e ganho uma poção, caso a SW vida esteja desligada não acontece nada.

Faça um teste, abra o RMVX e programe um evento dessa forma e veja o que acontece.

Se você fez como EXATAMENTE o que eu pedi deve ter notado que nada aconteceu quando você falou com o evento certo?
Isso ocorre porque a SW "VIDA" não havia sido ativada.
Agora crie um novo evento no mesmo mapa em forma de "processo paralelo" com o comando ativar SW 'VIDA"
Após feito isso salve e rode o projeto, agora va falar com o personagem e pronto funcionou tudo certo desta vez não?
Agora você sabe porque isso ocorreu?
Não?
E simples como eu disse antes as SW são como interruptores que ligam e desligam quando queremos, mas não fazem isso sozinhos, nós temos que dar uma ordem para que sejam ativadas.
Vamos passar para o segundo problema do evento que criamos.
Sempre que falamos com o 1° evento ele vai nos dar uma poão, entretanto isso deixaria um possível jogo sem graça certo?
Então faça assim:
No primeiro evento logo após o comando mudar itens, adicione o comando: Ativar SW 2 (de um nome qualquer pra ela).
Seu evento deve estar assim:

[RPG Maker]Switchs Eventoum

*Agora clike no botão "Nova pagina."
*Após isso na lateral direita do evento vai estar escrito assim "Condições de evento"
*Clike em "Switch" e selecione a SW 2,
*Agora nos comandos de evento adicione um chamar texto com a mensagem "Já lhe dei uma poção".

Seu evento deve estar assim:

[RPG Maker]Switchs Eventoum2

*Salve e rode o projeto.
*Fale duas vezes com o npc que você criou por duas vezes.
Na primeira vez ele lhe dará a poção, mas na segunda isso não vai acontecer.

Isso se deve porque você programou o evento para que quando uma SW "X" fosse ativada ele automaticamente mudasse de função.
Com um código super simples como esse você pode ate mesmo construir pequenas Quests, e esta e a missão de você para esta aula.

Para provarem que entenderam o que eu expliquei tentem criar uma quest bem simples dessa forma:
1°:Você fala com um npc qualquer que te manda falar com um segundo npc.
2°:Ao falar com esse novo npc ele ativa um "SW"
3°:Após falar com este npc você volta a falar com o primeiro.
4°:Com a SW ativa o primeiro npc irá lhe dar um premio.

Provavelmente alguns terão duvidas em como programar esta quest, mas esta e minha intenção fazer com que vocês perguntem como fazer para aprenderem melhor.

Creditos:
joaovitor2763(Santuario RPG Maker)
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